Significado de Puerpério

O que é Puerpério:

Puerpério é o período que ocorre logo após o parto, também denominado de pós-parto. Nesta fase, o corpo da mulher está em processo de recuperação da gravidez, sofrendo uma série de modificações físicas e psicológicas.

Durante o puerpério, a mulher é clinicamente chamada de puérpera. Neste período, assim como acontece no pré-natal, a mulher deve manter alguns cuidados para atingir a completa recuperação e evitar problemas de saúde.

Os médicos estimam que o tempo médio do puerpério é de 6 semanas, começando imediatamente após o nascimento do bebê. Durante esta fase, o corpo da puérpera está em processo de estabilização, voltando ao que era antes da gravidez. A mulher deve continuar procurando orientação médica até a total recuperação do organismo.

É durante o puerpério que a mulher dá início a amamentação, com a subida dos hormônios responsáveis em produzir o leite materno. Por este motivo, pode ser que durante a fase de amamentação a mulher sofra alterações no seu ciclo menstrual.

Normalmente, mulheres que não amamentam conseguem estabilizar a sua função ovulatória com até 8 semanas após o parto. No entanto, as que estão em processo de amamentação podem ficar entre 6 e 8 meses sem ovular.

​Fases do puerpério

O puerpério pode ser dividido em três principais fases:

  • Puerpério imediato: dura aproximadamente entre 2 e 4 horas após o parto, com a saída da placenta;
  • Puerpério mediato: do puerpério imediato até o 10º dia. Nesta fase a mulher passa pela loquiação, ou seja, secreções libertadas pelo útero, eliminando resíduos membranas da placenta. É nesta etapa que o útero volta ao seu tamanho normal, após a dilatação para a gravidez.
  • Puerpério tardio: do 10º ao 45º dia. Nesta etapa a mulher deve continuar sendo observada por cuidados médicos periódicos.

Ainda existe uma quarta fase, chamada de puerpério remoto, que se prolonga do 45º dia até que a mulher consiga retornar a sua função reprodutiva.

Puerpério normal e Puerpério patológico

O chamado "puerpério normal" é quando a mulher passa por todas as etapas do puerpério conforme previsto, sem complicações ou anomalias físicas e psicológicas.

O "puerpério patológico", por sua vez, acontece quando existem complicações ou anomalias no processo de recuperação pós-parto da mulher, como síndromes hemorrágicas puerperais, infecções, doença troboembólica, depressão pós-parto, síndrome da tristeza e outras psicopatologias.

Data de atualização: 23/04/2015.