Significado de Púlpito

O que é um Púlpito:

Púlpito é o nome dado ao local de destaque onde o sacerdote ou padre, normalmente da igreja cristã, executa o seu sermão ou pregação para o público que o assiste.

Os púlpitos cristãos estão presentes em todas as igrejas, considerado como um local símbolo da presença de Deus. Estas mobílias podem ser feitas de diversos materiais diferentes, no entanto, costumam ser comumente produzidas de madeira.

Por norma, os púlpitos ficam localizados no ponto central da igreja, atribuindo o sentido de centralidade e autoridade à mobília.

Saiba mais sobre o significado de Igreja.

A partir do sentido figurado da palavra, o púlpito ainda pode estar relacionado diretamente com a oratória divina, ou seja, com o “poder da voz de Deus” que fala para com os cristãos.

De modo geral, o púlpito também é conhecido como um local elevado onde os oradores costumam discursar para grandes públicos.

Etimologicamente, a palavra “púlpito” se originou a partir do latim pulpitum, que pode ser traduzido como “palco”, “tablado” ou “plataforma”.

Na Roma Antiga, por exemplo, o púlpito era o nome dado para o palco onde costumavam acontecer as apresentações teatrais.

Entre os principais sinônimos de púlpito, destaca-se: eloquência, oratória, palanque, retórica e tribuna.

Publicado em