Significado de Puxar

O que é Puxar:

Puxar é um verbo na língua portuguesa que se refere ao ato de mover algo para perto de si. Também pode significar a ação de arrastar ou tirar.

Existem algumas dúvidas sobre a correta grafia desta palavra. Puxar (com “x”) é a forma certa de escrever, sendo que “puchar” (com “ch”) está totalmente incorreto no idioma português.

Quando alguém pede que a outra pessoa "puxe uma cadeira" está dizendo para buscar uma cadeira próxima e arrastá-la para perto de si. Ou um mágico ao pedir "pode puxar uma carta", que quer dizer para mover, tirar a carta do monte, para que ele realize seu truque.

"Puxar conversa" ou "puxar assunto" são expressões que significam iniciar um diálogo. A partir do sentido de puxar, entendemos que é atrair para si algum tópico de conversação, na maioria das vezes para chamar à atenção de alguém.

Puxar pode corresponder a tirar ou solicitar registros antigos, como em "puxar os antecedentes criminais", que significa usar como referência todos os registros criminais da pessoa em questão. Puxar registros, certidões, entre outros documentos, são termos comumente usados entre despachantes, advogados, entre outros profissionais que lidam com esses tipos de papéis.

O verbo puxar ainda pode significar exigir ou consumir, no sentido de requerer esforço. Exemplo: "esse exercício foi puxado", significa que precisou muito esforço para ser executado, que foi cansativo.

Aquilo que provoca determinada reação também pode ser entendido como algo que puxa. Que atrai, que suscita alguém ou alguma coisa.

Exemplo: “a força gravitacional puxa os corpos para o solo”.

Também pode ser entendido como "parecer", quando se fala em herança genética ou comportamental. Exemplo: "puxou à mãe", quer dizer que tem características maternas.

Data de atualização: 30/08/2016.