Significado de Quadrilha

O que é Quadrilha:

Quadrilha é um conjunto de pessoas má intencionadas que se reúnem, de forma organizada e sob a liderança de alguém, para cometer assaltos e demais atividades criminosas.

Bando, gangue (gang) ou associação criminosa são outros nomes considerados sinônimos de quadrilha, neste contexto.

De acordo com o artigo 288 do Código Penal Brasileiro, uma associação criminosa (nome jurídico para a "quadrilha") constitui-se a partir da reunião de três ou mais pessoas com a intenção de cometer algum crime.

A lei prevê, como forma de punição, a detenção dos envolvidos em regime de reclusão de um a três anos de prisão, sendo que a pena pode sofrer agravamento caso a quadrilha tenha posse de armas ou participação de crianças ou adolescentes.

Ver também o significado de gangster.

A partir do significado atribuído por sua origem etimológica (do castelhano cuadrilla), a quadrilha também pode ser a designação dada a um grupo de quatro ou mais cavaleiros, que se encontram preparados para o jogo de canas, esporte antigo praticado em Portugal e Espanha.

Quadrilha junina

No Brasil, a quadrilha junina é uma dança popular típica das comemorações das festas juninas.

Caracteriza-se por passos ensaiados e executados por casais, que são animados por um narrador que comanda os movimentos da dança.

Tradicionalmente, convencionou-se utilizar a imagem estereotipada do homem do campo (“caipira”) como personagem central das quadrilhas juninas.

De acordo com antropólogos e historiadores, a quadrilha junina teria surgido no Brasil ainda durante o período colonial.

A sanfona, o triângulo, o tambor e a viola são alguns dos instrumentos que geralmente acompanham os ritmos das danças da quadrilha junina.

Data de atualização: 14/05/2015.