Significado de Quíchua

O que é Quíchua:

Quíchua, também conhecido como quechua ou quéchua, é uma língua indígena falada por alguns povos da América do Sul. O idioma é falado por milhões de pessoas em grupos de países como Argentina, Peru, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador e outros.

O quíchua possui vários dialetos, e é uma das línguas oficiais de países como Bolívia, Peru e Equador. O quíchua é falado nos Andes antes mesmo do Império Inca, e é falado até hoje, como dialeto, e é o idioma nativo mais falado na América do Sul.

Quíchua também é o indivíduo nativo dos Andes, chamados de quíchuasou quéchuas. Alguns exemplo de povos quíchuas são os Incas, Chancas, Huancas e Cañaris.

Esta línguas jamais teve escrita correspondente, até a introdução do alfabeto pelos espanhóis, que usaram o quíchua para pregação religiosa e conversão dos índios. Haviam apenas registros feitos através de sequencias de nós em fios de lã. Vários termos originais da língua quíchua entraram nas línguas modernas através do espanhol, como coca, condor, gaúcho, inca, lhama, pampa, batata, puma, e outros.

Data de atualização: 21/09/2011.