Significado de Quiproquó

O que é Quiproquó:

Quiproquó é o nome dado para uma situação onde determinado equívoco é gerado por engano.

O quiproquó é definido quando alguém confunde um objeto ou situação pelo seu total oposto, através de uma ação considerada tola e mal-entendida. Normalmente, neste caso, um quiproquó é caracterizado por ser um equívoco de caráter cômico.

Etimologicamente, esta expressão se originou a partir do latim quid pro quo, que significa “trocar uma coisa pela outra”.

Ver também: o significo de imbróglio.

Antigamente, o quiproquó (utilizado pelos boticários na versão latina quid pro quo) era o nome dado a listagem de substâncias farmacêuticas que poderiam ser substituídas por outras, caso a farmácia não tivesse aquela que foi receitada pelo médico.

No entanto, em muitos casos, as drogas genéricas indicadas pelos farmacêuticos eram prejudiciais às pessoas. E, durante o século XVII e XVIII, convencionou-se utilizar o quiproquó também no sentido de “erro cometido num remédio”.

Por este motivo, a expressão “quid pro quo” ganhou um sentido pejorativo, pois estava relacionada com os erros cometidos pelos botânicos que, geralmente, podiam ser fatais.

Alguns dos principais sinônimos de quiproquó e que podem ser utilizados sem que a palavra perca o seu sentido original são: confusão, erro, engano ou equívoco.

Para saber o significado de outras expressões na língua portuguesa, clique aqui.

Data de atualização: 05/05/2016.