Significado de Ragnarok

O que é Ragnarok:

Ragnarok é um evento profético que representaria o fim do mundo, de acordo com a mitologia nórdica.

O apocalipse, do ponto de vista dos nórdicos, consistiria numa grande batalha entre os deuses que, como consequência, provocaria uma série de catástrofes naturais no planeta que acabariam por destruí-lo. Entre alguns dos deuses que morreriam durante os combates do Ragnarok está Odin e Thor, entre outros.

Após a destruição do planeta, o mundo iria renascer com fertilidade. Os humanos sobreviventes e os deuses renascidos passaria a repovoar a Terra.

Saiba mais sobre o significado de Odin e o significado de Thor.

Etimologicamente, ragnarok é uma palavra derivada do nórdico antigo ragna, que significa "deuses", e rök, que pode ser traduzido como "destino", "final", "desenvolvimento" ou "causa". Assim, o significado de ragnarok é "destino dos deuses".

Muitos estudiosos teóricos da mitologia nórdica acreditam que o episódio que fala sobre Ragnarok teria sido escrito após a chegada do Cristianismo aos nórdicos. Por este motivo, é provável que este mito tenha sido inspirado em relatos bíblicos, como o Juízo Final.

Ao longo dos anos, esta lenda nórdica serviu de inspiração para a criação de inúmeros romances e obras de arte. Atualmente, a história de Ragnarok e dos demais deuses nórdicos é usada na produção de filmes, livros, histórias em quadrinhos e jogos eletrônicos.

Ver também: significado de Mitologia.

Data de atualização: 15/04/2017.