Significado de Ratazana

O que é uma Ratazana:

Ratazana é uma espécie de mamífero roedor que pertence ao gênero Rattus e que, erroneamente, costuma ser confundida com os ratos e camundongos (que pertencem ao gênero Mus).

Assim como outras espécies de roedores, a ratazana pode apresentar um grande perigo para a saúde dos seres humanos. Isto porque são portadores de diversos agentes patológicos que podem provocar doenças como: leptospirose, febre reumática viral, síndrome pulmonar por hantavírus, criptosporidiose, etc.

As ratazanas estão presentes em quase todo o planeta Terra e, em alguns lugares, são consideradas pragas. Para que haja o controle populacional dessa espécie é preciso que seja feita uma desratização, que consiste em técnicas de extermínio das quantidades excessivas destes animais.

A partir do sentido figurado da palavra, ratazana pode também representar uma pessoa de má índole, conhecida por praticar furtos. Além disso, ainda pode ser interpretado como sinônimo de pessoa feia, bizarra e pretenciosa.

Ratazana e rato

rato e ratazana

Muita gente confunde esses dois tipos de roedores, mas ambos pertencem a gêneros e espécies totalmente diferentes. A ratazana é do gênero Rattus, que abrange cerca de 57 espécies diferentes, como: Rattus norvegicus e o Rattus rattus, por exemplo.

Já os ratos ou camundongos pertencem ao gênero Mus, como é o caso do Mus musculus, popularmente conhecido como rato doméstico.

Fisicamente, as ratazanas costumam ter em média 30 centímetros de comprimento, enquanto que os ratos medem aproximadamente 15 centímetros.

Entre outras características que diferenciam ambos os tipos de roedores está o tamanho das patas (as traseiras são maiores que as dianteiras nas ratazanas) e das orelhas (maiores nos ratos).

Data de atualização: 04/04/2017.