Significado de Recessão

O que é Recessão:

Recessão consiste no ato de recuar, retroceder ou voltar atrás. No âmbito econômico, a recessão representa um período de crise na economia, caracterizada pela diminuição da atividade econômica (queda da produção, desempregos, etc).

A necessidade de haver recessão de gastos nasce a partir de situações onde há um grande endividamento. Por este motivo, ocorre a necessidade de criar estratégias que contenham o volume das despesas.

Quando a recessão econômica abrange todo um país, este sofre com uma "depressão econômica", uma crise que afeta diversos aspectos da vida na sociedade, como o aumento do desemprego, dos preços dos produtos de consumo, a queda do poder de compra (por causa da alta inflação, por exemplo), entre outros.

Saiba mais sobre o significado da Inflação.

Alguns dos principais sinônimos de recessão são: depressão; crise; estagnação; paralisação; retrocessão; recuada; retrocesso; e recuo.

Recessão econômica

Como dito, a recessão no âmbito da economia consiste na redução insistente do PIB (Produto Interno Bruto) de determinada região, com o objetivo de conter gastos e tentar recuperar o país do endividamento.

Quando um país está em recessão, este age de modo a retrair os níveis de consumo, diminuir a produtividade das empresas e, consequentemente, a oferta de empregos para a população.

Entre outras consequências que a recessão econômica pode acarretar para o país está a diminuição dos níveis de investimento no país, principalmente por parte dos estrangeiros; diminuição da renda familiar; manutenção alta dos juros; níveis de desemprego altos; e reajuste da tarifa de vários serviços essenciais (água, eletricidade, transportes, etc).

Data de atualização: 05/08/2017.