Significado de Recompensa

O que é Recompensa:

Recompensa é um retorno em forma de presente ou prêmio, um retorno por algo que foi feito ou até mesmo por algo perdido. É o contrário da punição, ao invés de se pagar por alguma coisa, a recompensa é receber um benefício.

Alguns sinônimos de recompensa são as palavras favor, presente, prêmio, gratificação, galardão e retribuição. No sentido financeiro há também restituição, ressarcimento e compensação.

O ato de recompensar é um agradecimento ou retribuição por uma boa ação, ou algo que se ganha como compensação por algum prejuízo. Um presente pode ser uma recompensa por um favor realizado, assim como valores monetários podem ser estabelecidos como recompensa para se achar algum item perdido.

Recompensas são estabelecidas no caso de cachorros ou gatos perdidos, por exemplo. Ao colocar um anúncio procurando pelos animais, inclui-se a recompensa e qual o valor a ser pago ao recompensado, no caso é quem achou.

Em filmes antigos, principalmente naqueles de temática Velho Oeste, vemos os cartazes de "Recompensa-se" ou "reward" em inglês, a procura de bandidos. Trata-se de uma prática antiga de oferecer dinheiro em troca de entregar um criminoso ou dar informações sobre para a Polícia.

Os caçadores de recompensas são personagens frequentes na ficção. São pessoas que tem como meio de vida buscar por este tipo de premiação em dinheiro para executar um trabalho ou encontrar algo. 

Uma recompensa monetária é o resultado da atividade remunerada, ou seja, o valor em dinheiro que se recebe por realizar um trabalho.

As recompensas de Deus são mencionadas pela Bíblia Sagrada e são bençãos dadas por Deus àqueles que lhe são fiéis, respeitam seus preceitos e são bons com o próximo. Há inúmeras passagens bíblicas falando sobre o que Deus dá aos homens como recompensas por suas boas ações. Outro termo utilizado nas escrituras sagradas para recompensa é galardão.

O significado de Recompensa está na categoria: Geral