Significado de Recursos econômicos

O que são Recursos econômicos:

Recursos econômicos são os meios materiais ou imateriais usados pela população na produção de bens e serviços para a satisfação das suas necessidades.

A palavra recurso, procede do latim recursus e remete para a criação de um novo caminho. Em sentido figurado, significa as riquezas ou bens de uma pessoa ou país. Ex: Ele viveu muitos anos em um país pobre, com pouquíssimos recursos.

Um recurso econômico pode ser uma mina de ouro, por exemplo. Mas neste caso, para usufruir desse recurso, é necessário um investimento, ou seja, contratar funcionários e comprar material para exploração da mina.

Os recursos econômicos são a sustentação de uma economia, sendo responsáveis pelo desenvolvimento econômico ou falta dele. Podem ser categorizados em:

  • Recursos naturais: são aqueles que provêm da natureza, como os solos, minerais, vento, água, sol, etc.
  • Recursos humanos: são constituídos pela mão de obra, ou seja, o trabalho (físico ou mental) feito pelo ser humano na produção de serviços ou bens.
  • Capital: consistem nos bens físicos criados pelos homens que contribuem para a produção de outros bens.

Alguns elementos que são considerados recursos econômicos e desempenham um papel essencial na produção são a capacidade empresarial e capacidade tecnológica.

Características dos recursos econômicos

A grande maioria dos recursos econômicos é caracterizada por serem limitados e versáteis. A madeira, por exemplo, pode vir a acabar um dia, se a sua exploração não for controlada e a plantação de árvores não for incentivada. De igual forma, a madeira é versátil, porque pode ser usada na produção de um grande número de bens materiais diferentes.

Data de atualização: 14/02/2014.