Significado de Recursos Minerais

O que são Recursos Minerais:

Recursos minerais são substâncias inorgânicas extraídas da Terra e que têm utilidade como matéria prima. São os elementos ou compostos químicos encontrados naturalmente na crosta da terra, isto é, que fazem parte da sua própria formação. Não há, portanto, participação do ser humano no seu processo de criação.

Existem, na crosta terrestre, milhares de recursos minerais que são classificados em minerais metálicos e não metálicos. Entre os minerais metálicos estão o ferro, o cobre, o zinco, o chumbo, o estanho, o titânio, o ouro a prata, a platina etc. Entre os minerais não metálicos estão o enxofre, o cloreto de sódio, o fosfato, o gesso, o quartzo, o granito, a areia, o cascalho, a água, as pedras preciosas, semipreciosas etc.

Os recursos minerais podem ser encontrados na natureza, em estado puro, como o ouro e a prata, mas em geral, estão associados a outros minerais. Para extrair deles a matéria prima que se deseja, é necessário beneficiá-los, ou seja, separá-los dos demais, muitos deles sem valor econômico, que compõem as rochas em que eles se encontram. Os minerais beneficiados são chamados de minérios.

Os recursos minerais energéticos são aqueles utilizados para a produção de energia elétrica, calorífica ou mecânica, entre eles, o carvão, o gás, o petróleo, o urânio, o xisto etc.

Utilização dos Minerais

Os recursos minerais têm utilidade como matéria prima para a fabricação de vários produtos, desde objetos domésticos, até automóveis, pontes, satélites artificiais, foguetes espaciais etc. Do simples cascalho, da areia ou da argila, utilizados em construções, até os elementos químicos extraídos dos minerais, quase todos esses elementos conhecidos têm alguma utilidade comercial.

Veja também: amianto

Data de atualização: 07/08/2018. O significado de Recursos Minerais está na categoria: Geral