Significado de Recursos naturais

O que são Recursos naturais:

Recursos naturais são bens que estão à disposição do Homem e que são usados para a sua sobrevivência, bem-estar e conforto.

São considerados recursos naturais os bens que são extraídos da natureza de forma direta ou indireta, e são transformados para a utilização na vida do ser humano.

Os recursos naturais mais importantes do nosso planeta são a água e o ar, porque enquanto é possível viver sem petróleo, carvão ou energia elétrica, é impossível viver sem ar e sem água. É por esse motivo que a poluição do ar e da água é uma das maiores ameaças para o ser humano. Se esses recursos são prejudicados, a qualidade de vida desce significativamente.

O solo terrestre também pode ser considerado um recurso natural, pois nele é possível encontrar outros recursos minerais, além de cultivar alimentos através da agricultura.

Os próprios seres vivos também são recursos providenciados pela natureza.

Recursos naturais renováveis e não renováveis

Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome indica, são recursos que podem ser renovados, ou seja, não se esgotam. Como exemplo disso temos a energia eólica, obtida através do vento. Também existe a energia solar, que pode ser acumulada com a utilização de equipamentos especiais, como paineis solares.

Alguns recursos importantíssimos como a água, solo e florestas (providenciam madeira e outras coisas) são descritos como potencialmente renováveis, porque dependem muito da atuação do Homem em relação a esses recursos. Por esse motivo, é essencial cuidar desses recursos.

Por outro lado, existem os recursos naturais não renováveis, cuja exploração e utilização um dia chegará ao fim, porque são recursos limitados. Exemplos desses recursos são minerais como carvão, ferro, petróleo, xisto, gás natural, ouro, alumínio, etc.

Recursos naturais do Brasil

O Brasil é um país muito rico em recursos naturais. O solo, por exemplo, possibilita cultivar vários produtos agrícolas (como café, milho, açaí, etc) para consumo interno e exportação, o que é uma mais-valia para a economia brasileira.

Outro recurso natural relevante do Brasil são as florestas, recursos valiosos que devem ser protegidos contra o desmatamento que afetou este recurso nos últimos anos.

A água é um dos principais recursos naturais do Brasil, sendo que possui uma das maiores reservas de água doce do mundo.

A exploração de recursos minerais é uma atividade com grande potencial, que coloco o Brasil a par de potências como a Rússia, China, Estados Unidos, Canadá e Austrália. O Brasil é um dos países com maior extração do metal nióbio e ferronióbio, e providencia mais de 75% da sua produção mundial.

Conservação dos recursos naturais

O esgotamento de alguns recursos naturais pode ser um grande problema e por isso, a sua conservação é de elevada importância.

Os recursos naturais não renováveis como o petróleo, são usados como fonte de energia, para o funcionamento de motores de combustão em carros, por exemplo. Como um dia o petróleo vai acabar, é importante usar uma fonte de energia alternativa. No caso da indústria automóvel, já existem carros que usam gás natural e eletricidade como combustível.

Veja também: amianto

Data de atualização: 07/08/2018. O significado de Recursos naturais está na categoria: Geral