Significado de Reflexão da luz

Rosimar Gouveia
Revisão por Rosimar GouveiaProfessora de Matemática e Física

O que é Reflexão da luz:

A reflexão da luz acontece quando um feixe de luz incide sobre uma superfície e retorna para o meio de origem. É graças à reflexão da luz que somos capazes de enxergar os objetos, pois a luz, ao ser emitida de uma fonte luminosa, incide nos objetos e retorna ao meio de origem, até encontrar nossos olhos.

O espelho é o principal exemplo de reflexão da luz, no entanto, esse fenômeno ocorre em quase todas as superfícies.

reflexão da luzImagem de uma reflexão difusa na superfície da água.

Tipos de reflexão

A reflexão pode ser difusa ou regular, o que será determinado pelo tipo de superfície onde a luz incidir. Entenda:

Reflexão difusa

Quando a superfície é rugosa ou irregular, os feixes de luz chegam paralelos e após incidir no material, são refletidos em várias direções - o que nos permite ver os objetos a partir de diferentes ângulos. Nós conseguimos enxergar os objetos porque eles refletem a luz que incide sobre eles e esta luz chega aos nossos olhos.

A reflexão difusa ocorre em superfícies que não são lisas como o espelho, mas refletem a luz, como por exemplo uma chapa de metal ou a água em movimento. A maioria dos metais tem rugosidades em sua superfície, por isso a imagem refletidas por ele não é nítida como no espelho.

Reflexão difusa

Reflexão regular

A reflexão regular ocorre quando um feixe de luz incide em uma superfície lisa ou polida - é o caso dos espelhos ou de águas paradas. Nesse caso, os raios de luz incidentes chegam à superfície e são refletidos igualmente de forma paralela.

Como os raios são emitidos em apenas uma direção, a imagem refletida pelo espelho só poderá ser vista se o observador estiver diante dos raios refletidos. Se você se posicionar ao lado de um espelho plano, é possível que não veja sua imagem refletida nele.

Reflexão regular

Espelho

Apesar de a reflexão da luz ocorrer em praticamente todas as superfícies, o espelho é o melhor exemplo para explicar esse fenômeno. Na maioria das vezes, a luz que incide sobre o espelho é refletida de maneira regular.

Além disso, o espelho reflete todas as cores que incidem sobre ele e é por isso que as imagens refletidas por um espelho são tão perfeitas. Quando a reflexão se dá em um material diferente do espelho a superfície reflete determinadas cores, mas absorve outras.

Leis da reflexão

A física explica a reflexão da luz a partir de duas leis. Para compreender ambas as leis é necessário conhecer os elementos que explicam o fenômeno. Observe a imagem:

Reflexão da luz

Imagem:

Raio incidente - é o feixe de luz que chega à superfície

Raio refletido - é o feixe de luz que incidiu na superfície e foi refletido

N - reta normal, perpendicular à superfície.

î - ângulo de incidência

r - ângulo de reflexão

1ª Lei da Reflexão

O raio incidente, o raio refletido e a reta normal são coplanares, isto é, estão no mesmo plano.

2ª Lei da Reflexão

O ângulo de incidência (î) é sempre igual ao ângulo de reflexão (r ) em relação à reta normal.

Refração da luz

Além da reflexão, outro fenômeno ótico bastante estudado é a refração da luz. A refração ocorre quando a luz muda de meio de propagação, por exemplo, do ar para a água. Nessa mudança, a velocidade da luz se altera e como consequência a luz sofre um desvio na sua propagação.

É por isso que quando colocamos um pincel dentro de um copo de água, temos a impressão de que ele está quebrado, como mostra a imagem.

Refração da luz

Veja também o significado de óptica e ano-luz.

Data de atualização: 23/04/2019.

Rosimar Gouveia
Revisão por Rosimar Gouveia
Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2006 e Pós-Graduada em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011.