Significado das Regras da ABNT

O que são as Regras da ABNT:

As regras da ABNT são um conjunto de normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que norteiam o padrão de formatação das produções científicas e acadêmicas.

Estas regras são utilizadas sobretudo para a produção das pesquisas acadêmicas do Ensino Superior e nos cursos de Pós-Graduação e todos os anos, sofre alguma modificação no padrão das suas normas.

A ABNT é responsável por elaborar estes conjuntos de normas técnicas, representados pela sigla NBR (Norma Brasileira) e por realizar as modificações adequadas para cada tipo de produção científica. Normalmente, as normas da ABNT sofrem alterações nos seus padrões anualmente.

As NBRs (normas brasileiras) propõem as características e padrões de formatação específicos para todos os tipos de pesquisas acadêmicas e científicas. Alguns exemplos de NBRs são:

NBR 14724: Esta norma contém informações para a elaboração de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso e demais pesquisas acadêmicas. Normalmente sua estrutura é formada pelos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

NBR 6022: Já esta norma possui informações para os artigos e demais produções científicas em publicação periódica científica impressa.

NBR 15287: Possui informações e documentação para orientar os projetos de pesquisa.

NBR 6023: Esta norma possui critérios de ordem em relação às referências, no que diz respeito ao processo de transcrições e informações retiradas de documentos ou de outras fontes de informações.

NBR 10520: Possui informações sobre as citações em documentos.

NBR 6028: Esta norma tem informações sobre os requisitos para apresentação de resumos e redações.

Veja também o significado de ABNT.

Data de atualização: 24/01/2018.