Significado de Rei morto, rei posto

O que é Rei morto, rei posto:

Rei morto, rei posto é um ditado popular na língua portuguesa, utilizado no contexto político quando há a necessidade imediata de substituir um governante por outro, sem com que haja um grande período de vacância de poder.

Existem várias teorias de como teria surgido esta expressão, sendo a mais aceita baseada em uma clássica história da mitologia grega.

De acordo com o conto, o herói Teseu teria usado esta expressão quando derrotou o Minotauro (criatura mística, metade touro e metado homem) e Minos, o rei de Creta.

Imediatamente após derrotar Minos e a cristura monstruosa, Teseu herdou o trono de Minos, o amor da esposa viúva e a adoração do povo de Creta. Assim, o “rei morto” do famoso ditado popular seria uma referência à Minos.

Esta lenda está, inclusive, narrada no famoso livro “Rei Morto, Rei Posto” (The King Must Die, no título original), da escritora britânica Mary Renault (1905-1983).

Mesmo sendo uma expressão mais comum no âmbito político, “rei morto, rei posto” também pode ser utilizado em diversos contextos em que envolva a substituição de alguém de algum cargo ou função por outra pessoa.

Exemplo: “O chefe dos funcionário foi substituído esta manhã. Rei morto, rei posto!

Em inglês, esta expressão pode ser traduzida para “the king is dead. Long live the king!” (“O rei está morto. Longa vida ao rei!”), e é normalmente proclamada tradicionalmente quando um novo monarca sobe ao trono.

Esta é uma frase comum em países como o Reino Unido e França (“Le roi est mort, vive le roi!”, na tradução para o francês).

Data de atualização: 20/05/2015.