Significado de Remorso

O que é Remorso:

Remorso é um substantivo masculino com origem no latim remorsu que significa um sentimento de aflição ou tristeza causado pela prática de um ato reprovável. Também pode ser considerado um sinônimo de arrependimento e remordimento.

Quando uma pessoa faz ou fala alguma coisa errada, ela muitas vezes é dominada por um sentimento negativo, que muitas vezes é caracterizado por uma autocensura. Segundo algumas pessoas, a diferença entre remorso e tristeza é que o remorso é um sentimento mais forte e que dura mais tempo. O remorso prolongado pode ter implicações no contexto físico, podendo originar algumas doenças.

Uma pessoa classificada como "sem remorso" é alguém que tem uma atitude condenável e posteriormente não demonstra um sentimento de arrependimento. Por exemplo: Mesmo depois de confessar ter cometido todos aqueles crimes, ele demonstrava ser uma pessoa sem remorso.

Algumas pessoas cometem erros na escrita da palavra remorso, apresentando dúvidas entre remorço e remorso. A forma remorço está errada, sendo que é uma palavra que não existe na língua portuguesa.

Arrependimento e remorso

Apesar das palavras arrependimento e remorso serem consideradas como sinônimos, vários pensadores fazem a distinção entre as duas. Para muitos, o remorso é uma espécie de falso arrependimento, sendo que a pessoa não pensa no dano causado a outra pessoa, e se autocastiga com o único objetivo de não sofrer um castigo pior por causa da sua má ação.

O arrependimento leva a uma dor genuína pelo sofrimento causado a alguém, e culmina em uma mudança de atitude, para não voltar a cometer esse mesmo erro. Assim, o remorso é um sentimento que prende um indivíduo ao passado, enquanto o arrependimento liberta a pessoa para viver o futuro de uma forma mais consciente, aceitável e feliz.

O significado de Remorso está na categoria: Geral