Significado de Represália

O que é Represália:

Represália é um ato de contra-ataque, normalmente praticado em resposta a alguma ofensa ou lesão, com o objetivo de obter indenização ou vingar-se.

A represália é um dos meios coercitivos mais utilizados, no entanto, considerado moralmente inadequado, pois dificulta a tentativa de uma resolução pacífica para o caso.

Um ato de represália é similar ao da vingança, pois trata-se de uma atitude tomada por impulso de uma ofensa proferida por uma terceira pessoa.

Um ditado popular muito conhecido que poderia simplificar o conceito da represália seria “pagar o mal com o mal”.

De acordo com o Instituto do Direito Internacional, em 1934, ficou definido que a represália consiste em “medidas coercitivas, derrogatórias das regras ordinárias do direito das gentes, tomadas por um Estado em consequência de atos ilícitos praticados, em seu prejuízo, por outro Estado e destinadas a impor a este, por meio de um dano, o respeito do direito”.

Ou seja, quando um país é prejudicado ou é alvo de algum ato ilícito por parte de outra nação, este quando retribui a injúria está a utilizar da represália

As represálias são vistas como um bloqueio para a manutenção de um estado de paz entre as nações, segundo prevê o ideal de segurança internacional descrito na Carta das Nações Unidas.

Saiba mais sobre o significado da ONU.

Sinônimos de represália

  • Vingança
  • Desafronta
  • Retaliação
  • Desforço
  • Desforra

Data de atualização: 03/12/2015.