Significado de Rescisão

O que é Rescisão:

Rescisão significa o encerramento, corte ou anulação de uma situação, normalmente relacionado com contratos de trabalho.

Quando se diz que determinada coisa ou ação sofreu rescisão significa que foi cancelada, ou seja, o seu efeito foi interrompido e anulado.

O modelo mais comum de rescisão é a contratual, quando um acordo firmado entre duas pessoas (empregador e empregado, normalmente) é dissolvido.

Os principais sinônimos de rescisão são: corte, dissolução, anulação, cancelamento e rompimento.

Rescisão de contrato

A rescisão de contrato ocorre como consequência do descumprimento de algumas das cláusulas estabelecidas no acordo previamente firmado.

A partir da Consolidação das Leis do Trabalho, o trabalhador tem direito a receber um valor monetário em decorrência da rescisão de contrato.

Descubra mais sobre o significado da CLT.

O cálculo da rescisão pode variar de acordo com diversos fatores que configuraram o fim do contrato, como por exemplo: demissão por justa causa ou sem justa causa.

Existem diversos sites na internet que ajudam a simular o cálculo da rescisão do contrato trabalhista. Para isso, basta preencher um formulário com algumas informações referentes as condições presentes no contrato que foi rescindido.

Saiba mais sobre o significado da Rescisão de contrato.

Data de atualização: 21/03/2016.