Significado de Reserva mineral

O que é uma Reserva mineral:

Reserva mineral é o local onde estão armazenados os recursos minerais, ou seja, elementos inorgânicos presentes no interior da crosta terrestre e que são utilizados principalmente como matérias-primas.

As reservas minerais são fontes de abastecimento dos recursos extraídos para a produção de diversos produtos. Estas reservas são construídas naturalmente, ao longo dos anos, sem ter nenhum tipo de influência humana na sua concepção.

Muitas pessoas confundem os materiais presentes nas reservas minerais com as reservas fósseis. O petróleo e o carvão mineral, por exemplo, são formados a partir do processo de fossilização, diferentemente dos minerais, como o ouro, a prata, o bronze, o ferro, o zinco, o quartzo e etc.

Para a exploração dos recursos minerais presentes nas suas respectivas reservas, é necessário a intervenção do trabalho de empresas mineradoras, que possuem equipamentos e profissionais habilitados para a retirada dos recursos de modo seguro e com o mínimo impacto ambiental possível.

Saiba mais sobre o significado dos Recursos Minerais.

Reserva mineral no Brasil

O Brasil abrange diversas reservas minerais, dos mais variados minérios. No entanto, as duas maiores reversas minerais do país são:

Quadrilátero Ferrífero: localizada no estado de Minas Gerais, esta reserva é responsável por 60% de todo o ferro e 40% de todo o ouro que são extraídos do país.

Província Mineral de Carajás: localizada no estado do Pará, esta jazida mineral armazena grandes quantidades de ferro, prata, ouro, níquel, cobre, manganês, bauxita, zinco, cromo, entre outros minérios.

Data de atualização: 20/08/2016.