Significado de Retrô

O que é Retrô:

Retrô é um termo que está relacionado com o passado, ou seja, algo que remete a um objeto, roupa ou estilo de vida desatualizado, mas que volta a estar na moda.

A palavra retrô consiste na forma reduzida do termo “retrocesso”, fazendo alusão a ideia daquilo que ficou para trás, em oposição ao processo ou futuro.

A cultura retrô abrange um enorme leque de variações, que vão desde os estilos musicais, vestuário (moda retro ou fashion retro), art retro, carros retrô (retro cars), entre outros tipos específicos de influências retrô.

Determinado objeto é considerado retrô quando se inspira no design ou funcionamento de estilos velhos e desatualizados, normalmente que pertenceram entre as décadas de 1920 e 1960.

Existem pessoas que são extremamente apaixonadas pelo estilo de vida ou objetos comuns do passado, ao ponto de sentirem profundas depressões por não conseguirem se adaptar as mudanças trazidas com os anos.

Este amor excessivo pelo estilo retrô é chamado de retrofilia.

Ver também o significado de retrossexual.

Retrô e vintage

Muitas pessoas confundem estes termos como sinônimos, no entanto existe uma diferença entre a ideia de retrô e vintage.

O retrô, como dito, remete a ideia daquilo que pertence ao passado (normalmente entre as décadas de 1920 e 1960), mas que ressurge na contemporaneidade como uma tendência de moda, como roupas, decorações, artes e etc.

Já o vintage está relacionado com tudo aquilo que é genuinamente clássico, antigo e, normalmente, de extremo valor.

Saiba mais sobre o significado de vintage.

Data de atualização: 25/11/2015. O significado de Retrô está na categoria: Geral