Significado de Retrocesso

O que é Retrocesso:

Retrocesso é um termo utilizado para caracterizar o ato ou o processo de recuar, retroceder, voltar o mesmo caminho que foi percorrido.

O termo está relacionado com o processo de deslocamento para trás ou retorno ao local onde se iniciou o percurso. Ele também representa simbolicamente um retorno a um período que já passou e que é considerado ultrapassado em relação a época presente.

Exemplo: "Voltar a este lugar é um retrocesso em minha vida".

Ele tem origem do latim retrocessus, que significa “movimento para trás, recuo”.

O retrocesso também pode se referir ao processo de declínio ou decadência de algo ou alguém.

Exemplo: "É oficialmente decretado o retrocesso desta, que um dia já foi considerada uma das maiores empresas desta cidade".

Na linguagem cinematográfica, o termo caracteriza a ação que consiste em fazer a película desenrolar-se no sentido contrário de maneira que todos os movimentos se processem desta forma. Este processo é conhecido também como trucagem.

A palavra pode ser substituída por sinônimos como recuo, regresso, retorno, volta, regressão, recessão, declínio, involução, retirada, entre outros.

Já para propor a ideia contrária, podem ser utilizados os antônimos de retrocesso, como avanço, evolução, progresso, progredimento, adiantamento, progressão, desenvolvimento, entre outros.

Veja também o significado de retrô.

O significado de Retrocesso está na categoria: Geral