Significado de Revolução Verde

O que foi a Revolução Verde:

Revolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo.

A Revolução Verde teve início na década de 1950 no México. Seu precursor foi o engenheiro agrônomo Norman Borlaug, que desenvolveu técnicas químicas capazes de dar maior resistência às plantações de milho e trigo, além de otimizar os métodos de produção agrícola.

Os métodos introduzidos por Borlaug foram tão efetivos que em poucos anos o México passou de importador, para exportador de trigo. Assim, outros países subdesenvolvidos, em especial a Índia, adotaram as novas práticas, que rapidamente se popularizaram no resto do mundo.

Em 1970, Norman Borlaug recebeu o Prêmio Nobel da Paz, tendo em vista que seu trabalho teve grandes consequências humanitárias.

Como se iniciou a Revolução Verde?

Em 1944, Norman Borlaug mudou-se para o México para trabalhar como geneticista e fitopatologista. Como desafio inicial, combateu a chamada “ferrugem do colmo”, um fungo que afetava as plantações de trigo, matando as plantas e diminuindo severamente a produção.

Fungo Puccinia granimis, conhecido como "Ferrugem do Colmo".

Borlaug conseguiu cruzar geneticamente duas variedades de trigo: uma resistente ao fungo e outra adaptada às condições locais do México. Em apenas três anos, Borlaug selecionou os cruzamentos bem sucedidos, os adotou como modelo e eliminou o fungo, aumentando assim a produtividade.

No entanto, além da resistência a doenças, o novo trigo respondeu de forma muito efetiva a fertilizantes, o que resultou em plantas fartas e de alta estatura, que acabavam quebrando com o peso dos grãos.

Lodging

Exemplo de planta que não sustentou seu próprio peso. O fenômeno é conhecido na agricultura como "lodging".

Em 1953, através de novos cruzamentos genéticos, Borlaug obteve o chamado “trigo meio anão”. Este novo trigo possuia caules mais curtos e mais fortes, capazes de suportar o peso dos grãos, mantendo a resistência a doenças e a alta produtividade. Essa nova espécie de trigo ficou conhecida como “Sementes Milagrosas” e é, até hoje, o tipo de trigo mais cultivado no mundo.

Trigo Meio Anão

Norman Borlaug segurando a nova espécie de trigo meio anão.

Dessa forma, com o aumento extremo da produção de trigo no México, teve início a Revolução Verde, que em poucos anos transformou o paradigma agrícola no mundo inteiro.

Bases da Revolução Verde

A Revolução Verde baseou-se fortemente em elementos como:

  • modificação genética de sementes
  • mecanização da produção
  • uso intensivo de produtos químicos (fertilizantes e pesticidas)
  • introdução de novas tecnologias de plantio, irrigação e colheita
  • produção massificada de produtos iguais como forma de otimizar a produção

Desvantagens da Revolução Verde

Embora a Revolução Verde tenha sido extremamente benéfica nas suas primeiras décadas, seus aspectos negativos são facilmente observáveis, tais como:

  • altíssimo nível de utilização de água para sustentar seus métodos
  • alta dependência de tecnologia oriunda de países desenvolvidos
  • redução da diversidade genética (tendo em vista que a prioridade é cultivar produtos homogêneos para otimizar a produção e obter maior lucro)
  • sustentabilidade questionável
  • alto nível de degradação ambiental
  • aumento da concentração de renda

Revolução Verde no Brasil

O Brasil adotou os métodos da Revolução Verde no fim da década de 1960, resultando no período chamado “Milagre Econômico”. Na época, o país se tornou um produtor de larga escala e passou a exportar alimentos, em especial a soja.

Objetivo não alcançado

Norman Borlaug trabalhou no México em parceria com a Fundação Rockefeller, que tinha como slogan da empresa o fim da fome no mundo. É estimado que o trabalho de Borlaug tenha salvo um bilhão de pessoas da fome, o que lhe conferiu diversas honrarias.

No entanto, estudos demonstram que a Revolução Verde está intimamente ligada ao aumento descontrolado da taxa de natalidade no mundo, sobretudo em países subdesenvolvidos.

Dessa forma, ao longo do tempo, o aumento demográfico superou o aumento da produção de alimentos. Hoje em dia, o número de pessoas passando fome é superior ao número de pessoas nesta situação antes da Revolução Verde.

Veja também:

Data de atualização: 25/07/2018. O significado de Revolução Verde está nas categorias: Geral, Tecnologia