Ribossomos

O que são os ribossomos?

Os ribossomos são pequenas estruturas presentes nas células, responsáveis pela produção de proteína celular por meio da informação genética trazida no RNA mensageiro.

São organelas celulares, microestruturas presentes nas células que desempenham funções específicas para garantir o funcionamento celular.

Os ribossomos possuem o formato de grânulos, semelhantes a pequenos grãos. Estão presentes nas células procariontes (organismos unicelulares simples) e nas eucariontes (organismos unicelulares ou pluricelulares com membrana nuclear).

Ficam localizados em várias regiões de uma célula, mas principalmente no citoplasma. Podem também ser encontrados em outras partes da célula, como nas mitocôndrias e no retículo endoplasmático rugoso.

RibossomoOs pontos azuis são os ribossomos. Eles ficam livres no citoplasma, mas também podem existir em outras partes da célula.

Qual a função dos ribossomos?

A função principal dos ribossomos é produzir proteína nas células, ou seja, fazer a síntese proteica. A produção das proteínas acontece com a ação conjunta de ribossomos, enzimas, DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico).

As proteínas são indispensáveis para as células e para garantir um bom funcionamento do organismo. Desempenham funções variadas, como: atuam no equilíbrio hormonal, na produção de anticorpos e na saúde de músculos e tecidos.

Como acontece a síntese das proteínas?

A síntese proteica acontece através da transcrição de uma codificação genética codificada contida no RNA mensageiro. A produção se completa depois da realização de duas etapas: transcrição e tradução.

Na transcrição, os códigos de uma molécula de DNA são transcritos para uma molécula de RNA mensageiro. Nessa fase acontece o pareamento de bases nitrogenadas do RNA mensageiro:

  • adenina (DNA) e uracila do (RNA),
  • timina (DNA) e adenina do (RNA),
  • citosina (DNA) e guanina (RNA).

Esta sequência de bases formará uma codificação de aminoácidos chamada códon.

Na tradução acontece a decodificação da mensagem do RNA mensageiro, contida no códon.

A molécula do RNA mensageiro repete a mensagem contida no DNA, que dará origem à proteína. Essa informação é utilizada pelo ribossomo para finalizar a sintetização proteica.

Síntese de proteínasProdução das proteínas: os ribossomos presentes no citoplasma formam uma cadeia de aminoácidos que dá origem à proteína.

Leia mais sobre a importância das proteínas.

Estrutura e composição de um ribossomo

Os ribossomos são compostos por RNA, também chamado de RNA ribossômico. Possuem duas partes de tamanho diferentes - ambas formadas por RNA e proteínas - que unidas cumprem a importante função de sintetização proteica.

Para que o ribossomo consiga cumprir essa função, é preciso que suas metades estejam ligadas e trabalhem unidas.

Seu tamanho pode variar entre 20 e 30 milímetros, de acordo com o tipo de célula em que se encontra. Normalmente, são menores nas células procariontes.

Conheça mais sobre DNA e RNA.

Características

Veja o resumo das principais características dos ribossomos:

  • são citoplasmáticos (possuem citoplasma),
  • são formados por RNA e proteínas,
  • têm formato de pequenos grãos, sendo arredondados,
  • são formados por duas partes de tamanhos diferentes.

Veja também os significados de procarionte, eucarionte e célula.

Data de atualização: 23/01/2020.