Significado de Rightsizing

O que é o Rightsizing:

Rightsizing é uma técnica de estratégia organizacional e administrativa que visa a readaptação da empresa às tendências do mercado, fazendo com que possa acompanhar a sua evolução constantemente.

A expressão rightsizing significa literalmente “tamanho certo”, na tradução do inglês para o português, e consiste na ideia de construir um investimento empresarial que seja totalmente compatível com as necessidades do mercado para o desenvolvimento contínuo da organização.

O planejamento estratégico feito com base no conceito do rightsizing tem como objetivo inicial analisar as necessidades do mercado e as tendências, as alternativas de aproximação com outras empresas, as inovações tecnológicas e as novas ideias a serem aplicadas no setor da organização.

O foco é estar atento ao futuro e fazer com que a organização consiga evoluir em conjunto com o mercado, evitando futuras crises, por exemplo.

Para isso, o gerente estrategista deve atuar numa posição proativa, liderando planos de direção que sirvam para “moldar” a organização da empresa de acordo com os seus objetivos de crescimento. Neste contexto, alguns departamentos podem alargados, enquanto outros são totalmente eliminados, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado de Planejamento estratégico e do Design Thinking.

Downsizing e Rightsizing

Muitas pessoas acreditam que downsizing e rightsizing são sinônimos ou que representam o mesmo conceito, mas a partir de diferentes pontos de vista. Na realidade, ambas são técnicas de reestruturação administrativa distintas.

O rightsizing age com base no proativismo, ou seja, na preocupação com a reestruturação da empresa de acordo com as perspectivas e previsões de evolução do mercado. Por outro lado, o downsizing tem o caráter de reação, agindo a partir de determinada situação drástica, como uma crise econômica, por exemplo.

O downsizing seria um plano de reestruturação usado quando a empresa já se encontra em momentos de crise, enquanto que o rightsizing visa a prevenção deste cenário, a partir de medidas antecipadas baseadas nas analises feitas sobre o futuro do mercado.

Atualmente, o downsizing também é interpretado como uma medida negativa, pois tornou-se sinônimo de despedimentos, o que provoca muita frustração entre os funcionários.

Já o projeto estratégico com base no rightsizing busca colocar os despedimentos como última alternativa, optando por congelamento de contratações, realojamento de cargos, ofertando aposentadorias antecipadas, entre outras alternativas que tornam o processo menos “traumático” para os funcionários e executivos.

Saiba mais sobre o significado do Downsizing.

Data de atualização: 18/10/2016.