Significado de Risco

O que é Risco:

Risco é um substantivo masculino que dependendo do contexto pode ter diferentes acepções, embora o significado predominante seja a possibilidade ou probabilidade de que algo pode acontecer.

Risco é uma ameaça ou perigo de determinada ocorrência. Correr o risco é estar sujeito a passar por um episódio arriscado, ou seja, um episódio temerário que pode acarretar alguma consequência.

A palavra risco é empregada em diversos contextos, por exemplo, o risco ambiental, o risco de epidemia, o risco de morte, o risco biológico, o risco de acidente, o risco financeiro etc.

Risco biológico

Risco biológico é uma ameaça à saúde humana provocada por meio de micro-organismos que possam provocar inúmeras doenças. São considerados riscos biológicos: os vírus, as bactérias, os parasitas, os protozoários, os fungos e os bacilos.

Os riscos biológicos podem ocorrer no exercício de diversas atividades, entre elas, nas indústrias de alimentação, nos hospitais, nos laboratórios etc.

Entre as diversas doenças provocadas por micro-organismos estão incluídas a tuberculose, a brucelose, a malária, a febre amarela etc.

Gravidez de risco

Gravidez de risco é aquela que está sujeita a alguma possibilidade de ocorrer doenças ou morte do bebê ou da mãe durante a gestação ou mesmo na hora do parto.

Uma série de sintomas podem indicar a ocorrência de uma gestação de risco, entre elas, contrações uterinas antes do tempo, tonturas e desmaios frequentes, inchaço repentino no corpo aceleração repentina dos batimentos cardíacos etc.

A gravidez de risco ocorre por diversos fatores, entre eles, quando a idade materna é superior a 35 anos ou menor de 15 anos. Quando existem anomalias nas estruturas dos órgãos reprodutivos, quando a gestante é dependente de álcool, fumo ou drogas, entre outros.

Risco financeiro

No mundo financeiro, risco é o potencial que o investimento tem de não proporcionar o resultado esperado. Pode também significar a perda de grande parte ou de todo o investimento inicial.

No mundo empresarial, risco financeiro refere-se ao endividamento da empresa, ou seja, sua capacidade de não honrar as obrigações financeiras no tempo e prazos contratados.

Data de atualização: 13/10/2014.