Significado de Roaming

O que é Roaming:

Roaming, também chamado de itinerância, é um termo utilizado na telefonia móvel para referir-se ao serviço que permite que os usuários de uma operadora permaneçam conectados à rede, mesmo fora da localidade onde contrataram o serviço.

O roaming pode ser utilizado nacionalmente, para regiões com diferentes DDDs, ou então fora do país. Geralmente, as taxas para os serviços em roaming são mais altas do que dentro da área de cobertura contratada.

Como funciona o roaming?

Quando um usuário de telefonia móvel sai da área de cobertura contratada com sua operadora, acontece a transferência de rede. Essa transferência pode ocorrer entre a mesma operadora ou entre operadoras diferentes.

Se a operadora possui cobertura no local onde o usuário está, ela apenas transfere o sinal de uma antena para outra.

Mas caso ela não possua cobertura na região, ela empresta a infraestrutura de outra operadora e, dessa forma, mantém os serviços funcionando. O roaming funciona para transferências nacionais e internacionais.

Roaming nacional

O roaming nacional acontece entre as diferentes regiões do país, definidas por seu DDD (discagem direta à distância). Caso você saia da área do DDD em que contratou seu serviço, poderá continuar conectado em roaming.

Isso significa que você pode continuar a receber e fazer chamadas e utilizar a internet, porém poderá pagar valores adicionais por esses serviços - esses valores variam conforme as operadoras e os planos.

Veja também o significado de DDD.

Roaming de voz e roaming de dados

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), dentro do país, o roaming de dados não será cobrado se você estiver dentro da área de cobertura da sua operadora.

Isso significa que o preço para usar a internet do seu celular será o mesmo em qualquer lugar do Brasil - desde que sua operadora tenha cobertura nesse local.

No caso das ligações é diferente, pois elas serão mais caras sempre que estiver em outra região. Veja como funcionam as cobranças em casos de deslocamento:

Caso 1: Você está em uma cidade diferente da sua, mas com o mesmo DDD.

Caso você faça ou receba chamadas, não haverá cobrança extra, o custo será de uma ligação local.

Caso 2: Você está em uma cidade com DDD diferente da sua região.

  • Caso receba uma ligação, você pagará as taxas pelo deslocamento - quem paga pelo roaming é a pessoa que está fora da área de cobertura.
  • Caso você faça uma ligação para um número com DDD da cidade onde está, essa ligação será considerada local e você não pagará taxas extras por ela.
  • Caso você faça uma ligação para sua cidade ou qualquer outra que tenha o DDD diferente da região que está, você pagará pelas taxas de deslocamento.

Roaming internacional

O roaming internacional também é possível. Isso significa que você pode deixar esse serviço ativado em seu celular e quando chegar em outro país, com um DDI (discagem direta internacional) diferente, você será conectado à rede de uma operadora que possui acordo de roaming com a sua.

Em geral, os custos para utilizar o roaming internacional são muito elevados. Caso você precise usar o celular para ligações ou internet em outro país, é preferível comprar um chip local.

Para evitar gastos não planejados, é recomendado, inclusive, que se verifique se a opção de roaming está habilitada. Caso você não queira utilizar o serviço, basta desabilitar a opção nas configurações do seu celular.

Veja também os significados de DDI, LTE, smartphone.

Data de atualização: 02/07/2019.