Significado de Rosa

O que é Rosa:

RosaRosa é a flor que brota da roseira, um arbusto da família das “Rosaceae”, uma das maiores famílias das espécies herbáceas ou lenhosas, com mais de 3.370 espécies distribuídas no mundo todo. Suas pétalas são muito usadas na manufatura de perfumes, notadamente por sua essência.

As rosas dividem-se em três grupos principais: rosa individual que apresenta uma flor em cada caule, a rosa em cachos, também chamada sempre florida e a rosa trepadeira, usada em pergolados, e cercas vivas. Cada grupo possui uma grande variedade de cores e nomes, batizadas por seus criadores. A maioria tem caule com espinhos pontiagudos.

História da rosa

Já foram encontrados fósseis de rosas datados do Mioceno – camada geológica que estava à superfície do planeta há 20 milhões de anos. Num afresco de Minos, obra de arte que deve ter sido realizada de 3.000 a 2.000 antes de Cristo, arqueólogos descobriram desenhos de rosas. Lê-se no Eclesiástico (capítulo XXIV, versículo 14): “Cresci como a palmeira de Engadi e as plantações de rosas de Jericó”.

Na China, durante séculos, as rosas foram cultivadas. De lá chegaram à Europa, nos inícios do século XIX, várias espécies, entre elas a rosa-chá, das mais apreciadas.

Ao longo dessa história a rosa foi submetida a sucessivos cruzamentos e seleções, de modo que atualmente pouco resta nas espécies cultivadas dos caracteres primitivos das espécies selvagens de onde provêm.

Rosa dos ventos

Rosa dos ventos é um mostrador que reúne os pontos de orientação (cardeais, colaterais e subcolaterais) que corresponde à volta completa do horizonte. A rosa dos ventos representa as direções que sopram os diferentes ventos.

O mostrador da bússola apresenta uma agulha imantada que indica o norte magnético, que sobreposta à rosa dos ventos é preciso fazer coincidir a direção dada pela agulha com o ponto cardeal norte. Fixado este, tem-se de imediato e automaticamente todas as outras direções. Colocando-se a rosa dos ventos sobre um mapa geográfico é possível determinar a posição de um lugar em relação a outro.

Descubra mais sobre o significado da rosa dos ventos.

Ver também

Data de atualização: 20/02/2019.