Significado de Roubo

O que é Roubo:

Roubo é o crime que consiste na apropriação indevida de um bem móvel alheio, mediante uso de violência ou ameaça grave da vítima por parte do criminoso. O crime de roubo está fundamentado no artigo 157 do Código Penal Brasileiro.

A pena para este crime pode variar entre 4 (quatro) a 10 (dez) anos de reclusão, mais o pagamento de multa. A penalização pode ser agravada de 1/3 (um terço) até a metade se o roubo for feito mediante:

uso de arma;

  • participação de duas ou mais pessoas na execução do crime;
  • se a vítima estiver em serviço de transporte de valores e o criminoso tiver o conhecimento disso;
  • subtração de veículo automotor que venha a ser transportado para outro estado ou país;
  • manter a vítima como refém, restringindo a sua liberdade.

Quando o roubo é seguido de violência corporal grave da vítima por parte do agente criminoso, a penalização para este pode variar entre 7 (sete) e 15 (quinze) anos de reclusão, mais multa.

Em casos de latrocínio, ou seja, crime seguido da morte da vítima, a pena prevista varia entre os 20 (vinte) e 30 (trinta) anos de prisão.

Saiba mais sobre o significado de Latrocínio.

Alguns dos principais sinônimos de roubo são: assalto; rapinagem; desfalque; usurpação; ladroeira; assalto; ladroagem; e afano.

O assalto é considerado um sinônimo de roubo e não um outro tipo de crime.

Diferença entre roubo e furto

Ambos são crimes previsto no Código Penal Brasileiro e consistem no ato de subtrair um bem móvel de outra pessoa contra a vontade desta. A diferença entre roubo e furto está no modo como cada uma dessas ações é praticada.

O roubo (artigo 157 CP), como dito, se caracteriza quando há episódio de violência ou ameaça contra a vítima. O furto (artigo 155 CP), por outro lado, é feito às escondidas, ou seja, o criminoso não aborda diretamente a vítima, não ocorrendo ameaça ou violência contra esta.

Descubra mais sobre a diferença entre furto e roubo.

Data de atualização: 04/07/2017.