Significado da Sacarose

O que é a Sacarose:

Fórmula da SacaroseSacarose é uma substância química extraída da cana-de-açúcar, da beterraba e de algumas frutas, podendo ser utilizada na produção do “açúcar de mesa” e de outros produtos adocicados, como geleias, xaropes e doces.

A sacarose é classificada como um dissacarídeo, e sua fórmula química é C12H22O11.

Massa molar da sacarose: 342.24 g mol-1

A sacarose é formada através da condensação de uma molécula de frutose e uma de glicose, como um resultado da fotossíntese produzida pela planta.

Entre as principais características da sacarose está o seu sabor doce, a sua aparência de cristais brancos e a capacidade de se dissolver na água.

Sacarose, Glicose e Frutose

Enquanto a sacarose é classificada como um carboidrato dissacarídeo, a glicose e a frutose pertencem ao grupo dos monossacarídeos, pois não sofrem hidrólise (quebra de moléculas através da adição de água).

Quando a sacarose sofre hidrólise, no entanto, ocorre o processo inverso ao da sua formação, ou seja, formam-se dois monossacarídeos em seu lugar: a glicose e a frutose.

A glicose costuma estar presente nas frutas, nas massas e no sangue dos mamíferos. A frutose, por outro lado, apenas é comum nas frutas e no mel.

É preciso estar atento para a quantidade ideal de ingestão de cada uma dessas substâncias, pois podem ser prejudiciais a saúde se em exagero, assim como a sua escassez no organismo também pode representar um problema.

Saiba mais sobre o significado da glicose.

O significado da Sacarose está na categoria: Ciência