Significado de Salutar

O que é Salutar:

Salutar é um adjetivo de dois gêneros da língua portuguesa e está relacionado com a saúde, algo útil e favorável para preservar a saúde e a vida.

Salutar é uma palavra com origem do latim salutaris, que significa tudo o que é benéfico à preservação da vida saudável, como por exemplo um tratamento salutar e um remédio salutar.

Os conselhos salutares estão relacionados com algo que consola, dá alívio, que fortifica a mente ou o estado de espírito de uma pessoa. Os psicólogos são profissionais que trabalham com o uso de conselhos salutares, na tentativa de tratar quadros de depressão em seus pacientes, por exemplo.

A palavra salutar pode também querer reforçar a ideia da fortificação do corpo humano, com práticas de atividades físicas e aumento da força.

No seu sentido figurado, salutar é uma ação que possui objetivo moralizador; uma influência salutar, que auxilia na resolução de certos problemas; edificante: o salutar efeito de um bom exemplo.

Negligência salutar

A negligência salutar é considerada uma espécie de "abandono", com pouca interferência. A expressão foi adotada para definir o relacionamento da Inglaterra com as Treze Colônias Norte-Americanas, quando estas desejavam a independência.

Com a lei da negligência salutar, a Inglaterra passaria a pouco intervir nos assuntos relacionados às Treze Colônias, garantindo mais liberdade econômica e política entre os colonos.

Data de atualização: 18/12/2014.