Significado de Salva

O que é Salva:

Uma salva é uma saudação, uma cortesia. Quando alguém pede "uma salva de palmas" está pedindo para aplaudir, ou seja, para saudar algo ou alguém.

A palavra salva é relativa ao disparo de armas de fogo. Geralmente utilizado pelas forças armadas em festas e homenagens, a salva é a descarga simultânea de tiros. O mesmo termo utilizado em combate, como no exemplo: "os invasores do forte foram recebidos com uma salva de canhões".

Salva também pode ser uma flexão do verbo salvar. Estar "sã e salva" significa que a pessoa está bem e segura, ou seja à salvo, em lugar protegido e com boa saúde. A expressão geralmente é utilizada para se referir a pessoas que chegaram devidamente aos seus destinos, como por exemplo: "Mariana chegou de sua viagem sã e salva".

Já a salva de prata é uma espécie de bandeja feita com o metal, rica em detalhes e que consta na passagem bíblica “como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo”, Provérbios 25:11. O significado deste provérbio está relacionado com a valorização da escolha do momento de falar, em que a palavra certa no momento certo é uma atitude bela e nobre.

Data de atualização: 26/07/2016.