Significado de Salve Jorge

O que é Salve Jorge:

Salve Jorge é uma saudação usada na umbanda para dar “boas vindas” a “Ogum”, entidade que representa o orixá da guerra, que abre os caminhos e vence as lutas.

Nas religiões afro-brasileiras, cada orixá corresponde a um santo católico, e “São Jorge” o "santo guerreiro" corresponde a "ogum", "o poderoso guerreiro da umbanda, dono do ferro e do fogo, que defende a lei e a ordem".

Jorge foi um guerreiro cristão do Império Romano que foi perseguido pelo Imperador Deoclessiano, torturado e decapitado no ano de 303. Sua história se espalhou e o guerreiro virou São Jorge.

A imagem de São Jorge vestido com uma armadura, sentado em um cavalo branco, atravessando um dragão com uma lança, foi difundida na Idade Média, fruto de uma lenda que conta a luta de São Jorge com o dragão, para salvar a filha do rei da Líbia. São Jorge vence o dragão e exige a conversão do povo ao cristianismo.

Novela Salve Jorge

A novela Salve Jorge foi apresentada pela Rede Globo entre 22 de outubro de 2012 e 17 de maio de 2013. Escrita por Glória Perez, teve como cenários a comunidade do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro, Capadócia, região da Turquia, onde São Jorge nasceu, e Istambul a maior cidade da Turquia.

A novela Salve Jorge abordou a devoção ao santo e destacou o tráfico ilegal de garotas que levadas para Europa eram mantidas como escravas sexuais.

Data de atualização: 27/06/2014.