Significado de Saneamento Ambiental

O que é Saneamento Ambiental:

Saneamento ambiental é o conjunto de investimentos públicos em políticas de controle ambiental que busca resolver os graves problemas gerados na infraestrutura das cidades, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “saneamento é o controle de todos os fatores ambientais que podem exercer efeitos nocivos sobre o bem-estar, físico, mental e social dos indivíduos”, tais como, poluição do ar (emissão de gases), do solo (lixo urbano) e das águas (dejetos lançados nos rios, represas etc.), poluição sonora e visual, ocupação desordenada do solo (margens de rios, morros etc.), o esgoto a céu aberto, enchentes etc.

Uma geração de empreendedores dedicados ao que se tornou conhecido no mercado como negócio de impacto, ganhou força e despertou a ideia de que os grandes problemas ambientais e sociais não serão solucionados só por governos ou ONGs, mas por “negócios de impacto” – empresas que aliam impacto social ou ambiental a um retorno financeiro, atuando nos setores de saúde, educação, nutrição, habitação, saneamento, agricultura, energia etc.

Saneamento básico

Saneamento básico compreende um conjunto de medidas que têm importância fundamental na conservação do meio ambiente e na qualidade de vida dos habitantes das cidades, são elas, o abastecimento de água, a rede de esgotos, a limpeza pública e a coleta de lixo, serviços que revelam as condições ambientais dos centros urbanos.

Gestão Ambiental

Gestão Ambiental é o gerenciamento, a administração e condução das atividades econômicas e sociais das empresas visando o desenvolvimento sustentável e o uso racional de matérias primas e dos recursos naturais.

Gestão ambiental é a busca constante por melhoria das atividades econômicas, dos serviços, produtos e do meio ambiente de trabalho, estimulando a redução do desperdício de materiais, energia, água etc. e consequente a redução de custos, levando em conta a sustentabilidade.

Curso de Saneamento ambiental

O curso superior de Técnico de Saneamento Ambiental tem como objetivo formar profissionais habilitados para atuarem nas áreas de Saneamento, Meio Ambiente e Saúde coletiva, buscando, de forma sustentável, a melhoria na qualidade de vida da população.

O tecnólogo em saneamento ambiental está capacitado para elaborar sistemas urbanos de abastecimento de água, tratamento de esgoto e resíduos sólidos,  operar redes de monitoramento do ar, água e solo, etc., atuando em empresas públicas ou privadas de saneamento ambiental e gestão do meio ambiente e da saúde, laboratórios de controle da qualidade ambiental e de estudos de impacto ambiental, indústrias em geral, entre outras.

O significado de Saneamento Ambiental está na categoria: Geral