Significado de Sarampo

O que é Sarampo:

Sarampo é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus Morbillivirus, transmitida de pessoa para pessoa através das secreções nasais e orais expelidas pelo doente ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

A palavra "sarampo" tem origem no latim ibérico "sirimpio", usado para designar as lesões bolhosas da doença. O termo deriva do grego "sínapi" = “mostarda”, usado para as lesões irritativas causadas por remédio local que continha mostarda, chamado sinapismo.

O sarampo é uma das principais causas de mortalidade infantil em países subdesenvolvidos Mundo. No Brasil, a mortalidade não chega a 0,5%, como resultado das campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica.

A doença é altamente contagiosa e propaga-se por meio das secreções mucosas de indivíduos infectados. O período de incubação do sarampo varia entre 8 e 13 dias.

Após esse período, surgem os principais sintomas da doença:

  • Pequenas erupções na pele (exantemas) de cor avermelhada;
  • Febre alta (acima de 38,5ºC);
  • Dor de cabeça;
  • Mal estar;
  • Inflamação das vias respiratórias;
  • Tosse produtiva.

Não há um tratamento específico para o sarampo, pelo que que a terapêutica visa apenas aliviar os sintomas. O sarampo é mais grave quando atinge adultos, mulheres que estão amamentando e crianças desnutridas.

A vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra o sarampo e deve ser administrada em crianças a partir de 1 ano de idade.

Data de atualização: 28/01/2015.