Significado de Sashimi

O que é Sashimi:

Sashimi é uma iguaria de origem japonesa, feita com pequenos pedaços de peixe cru ou frutos do mar fatiados e servidos com shoyo, wasabi, gengibre ou outros condimentos orientais.

Etimologicamente, a palavra sashimi vem do japonês sashi ("furado" ou "preso") e mi ("corpo" ou "carne"), significando "carne perfurada" ou "corpo furado". A explicação para nome está na técnica de pesca dos peixes que eram utilizados na preparação dos sashimis.

Tradicionalmente, os peixes eram pescados um por um e mortos com um corte na cabeça. Depois, eram postos no gelo para que pudessem permanecer por mais tempo frescos. Outra teoria diz que os peixes eram cortados em pequeno pedaços e pendurados por anzóis, antes de serem servidos na refeição.

Atualmente, os sashimis dominaram o mundo ocidental, sendo um prato apreciado em quase todos os países do mundo. No entanto, o prato já sofreu inúmeras alterações desde a sua versão original, fazendo surgir dezenas de variações de sashimis, misturando elementos característicos de cada parte do mundo. Os sashimis vegetarianos e com carnes vermelhas cruas (carne de boi ou de cavalo) são os mais incomuns, enquanto que o sashimi de salmão pode ser considerado o mais apreciado, principalmente no mundo ocidental.

Na receita original, os sashimis acompanham arroz e missoshiru (sopa de missô, preparada a base de soja e tofu). Porém, o mundo ocidental, quase todo tipo de prato que seja com peixe cru leva o nome de sashimi.

No Japão, os sashimis são quase sempre o primeiro prato de uma refeição formal, isso para que o tempero dos outros pratos não interfirá no paladar na hora de comer o sashimi. Tradicionalmente, esta é uma iguaria de muito prestígio e honra.

Saiba mais sobre sushi e tipos de sushi.

Data de atualização: 22/02/2019.