Significado de Saudosismo

O que é Saudosismo:

Saudosismo é a admiração excessiva por aspectos do passado, desde comportamentos, hábitos, princípios e outros ideais obsoletos e ultrapassados.

O indivíduo que age com saudosismo é considerado um saudosista.

Muitas pessoas consideram o saudosismo um sinônimo de nostalgia. No entanto, há quem considere este último uma condição marcada pela melancolia e tristeza, devido a saudade de um tempo que já passou.

Já o saudosismo não possui um teor tão negativo, mesmo também sendo marcado por momentos melancólicos.

Para entender melhor a essência da nostalgia, confira os 4 autores que descreveram este sentimento na perfeição.

Movimento literário do Saudosismo

Saudosismo também é o nome de um movimento estético e escola literária que envolveu um grupo de obras produzidas em Portugal, no inicio do século XX.

O principal aspecto deste movimento é o sentimento da saudade, visto pelos autores portugueses como uma importante característica do ser humano.

O saudosismo não é somente um sentimento individual, mas é elevado a uma relação do homem com Deus e com o mundo, correspondendo a uma doutrina política e social.

Este movimento teria surgiu a partir de um clima mental nacionalista, tradicionalista e romântico, que tomava a saudade como um princípio dinâmico e renovador para a regeneração do país.

Como era uma corrente ligada a ideias messiânicas e proféticas, acabou pelo afastamento de muitos de seus membros, como Fernando Pessoa, que criou o movimento modernista português, onde foi alvo de escândalos e controvérsias.

O principal propagador do Saudosismo foi o poeta e escritor português Teixeira de Pascoaes (1877 - 1952).

O saudosismo apesar de se manter ligado na obra de alguns escritores e pensadores, desapareceu como uma corrente literária e espiritual.

Saiba mais sobre o significado de Vanguarda.

Ver também: o significado da Saudade e da Nostalgia.

Data de atualização: 18/03/2016. O significado de Saudosismo está na categoria: Geral