Significado de Savana

O que é uma Savana:

Savana ou cerrado, como é conhecido no Brasil, é um tipo de bioma característico das regiões de clima tropical, quente e úmido. A vegetação típica do serrado é rasteira, com árvores esparsas, arbustos e plantas gramíneas (grama).

Savana

Por estar presente predominantemente em regiões tropicais, as savanas apresentam duas principais estações: seca e chuvosa. 

Existem vários tipos de savanas, no entanto, a savana africana é uma das mais extensas e conhecidas entre as regiões tropicais, sendo a savana do Serengueti uma das mais populares. 

As savanas também podem ser temperadas (com verões úmidos e invernos secos), mediterrâneas (com clima mediterrâneo), pantanosas (em regiões tropicais e subtropicais, com inundações) e montanhosas (localizadas em grandes altitudes, nas zonas alpinas).

A savana brasileira pode ser classificada em três diferentes tipos, com algumas características particulares: caatinga, cerrado e o pantanal

Ver também: significado de Bioma.

Fauna e flora das Savanas

Este é um dos biomas mais ricos do planeta, com uma grande diversificação da fauna e da flora. 

A flora é composta, predominantemente, por grama, capim e ervas rasteiras, sendo que as árvores são espaçadas. Entre algumas espécies de árvores comuns neste bioma, destaque para: eucalipto, baobá e acácia.

A fauna é extremamente diversificada, com a presença de elefantes, zebras, leões (savana africana), antas, tamanduás, capivaras (savana brasileira), cangurus (savana australiana), entre outros. Também é composta por uma enorme quantidade de aves, roedores, répteis e insetos.

Características da Savana

  • Predominante em climas tropicais e subtropicais;
  • Vegetação rasteira, com gramas e árvores escassas;
  • Clima dividido em seco e chuvoso, sendo que o período de estiagem costuma ser prolongado;
  • Fauna e flora bastante diversificada;
  • Bioma presente em todos os cinco continentes.

Data de atualização: 07/05/2017. O significado de Savana está na categoria: Geral