Save the date

O que é um save the date?

Save the date, que em português significa “reserve a data”, é um pré convite enviado com antecedência para os convidados de uma festa.

O objetivo de enviar um save the date é evitar que os convidados marquem outros compromissos na data e também para que se organizem para participar do evento.

A expressão em inglês veio dos Estados Unidos, onde enviar pré convites com antecedência já é uma tradição.

No Brasil, os save the date estão se popularizando principalmente para festas de casamento, mas também costumam ser enviados antes de aniversários e formaturas.

Como fazer um save the date?

Um save the date costuma ser um convite simples, geralmente enviado de maneira online para os convidados e com poucas informações, como a data e a cidade.

Save the date

A ideia de um pré convite não é passar todas as informações para os convidados e, por isso, é diferente de um convite. Um save the date tem um ar de mistério e costuma deixar os convidados curiosos sobre a festa.

Como são simples e servem apenas de lembretes, os save the date podem ser feitos com editores simples de imagem. Também existem alguns sites na internet que oferecem modelos prontos.

Enviar um save the date é especialmente importante para pessoas que não moram na cidade do evento e precisam organizar a viagem e a hospedagem com antecedência.

Os save the date costumam ser entregues com meses de antecedência. Para um casamento, por exemplo, é comum que sejam enviados até 6 meses antes da data da festa.

Quando o evento está mais próximo e todos os detalhes da festa já estão definidos, os convites são enviados, agora com todas as informações importantes sobre o evento.

O save the date é uma maneira elegante de informar os convidados sobre o evento e garantir que todos as pessoas importantes estejam presentes para celebrar aquele momento especial.

Veja também o significado de casamento.

Data de atualização: 21/02/2020.