Significado de Sbornia

O que é Sbornia:

Sbornia (ou Sbørnia) é o nome de um país fictício inventado exclusivamente para o musical brasileiro "Tangos e Tragédias". O espetáculo foi criado no ano de 1984 em Porto Alegre e interpretado pela dupla gaúcha Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky em vários teatros do Brasil.

Na música "A Aquarela da Sbornia", os dois personagens nascidos na Sbornia, descrevem esse país imaginário. Segundo eles, a Sbornia estava grudada ao Continente através de um istmo (terra que liga uma península ao Continente) mas foi separada após sucessivas explosões nucleares malsucedidas. Resultou então numa ilha que navega "pelos mares do mundo".

Referem ainda que na Sbornia existe uma "grande lixeira" onde é depositado todo o lixo cultural, aquilo que já não é moda e perdeu o valor. O sistema político que vigora na Sbornia é o "Anarquismo Hiperbólico".

A música com o título "Copérnico" fala sobre uma dança folclórica típica da Sbornia, denominada "Copérnico". É caracterizada pela ausência de movimentos das pernas e das mãos, no entanto, o movimento rápido do pescoço de um lado para o outro e as oscilações da coluna, proporcionam um ritmo enérgico (os braços devem estar parados em posição perpendicular, os punhos cerrados, joelhos ligeiramente flexionados e pés firmes no chão).

Data de atualização: 18/07/2018.