Significado de Screenshot

O que é Screenshot:

Screenshot é uma palavra da língua inglesa que significa “captura de tela” ou “captura de ecrã”, na tradução para a língua portuguesa.

Consiste na ação de registrar, através de uma “fotografia instantânea”, uma imagem presente na tela de um computador, celular ou outro dispositivo eletrônico.

Normalmente, cada sistema operacional possui uma sequência de ações que permite a execução de um screenshot.

Na maioria dos dispositivos, os screenshots são acionados a partir da combinação de um conjunto de teclas ou botões, que devem ser pressionados em uma ordem específica para que a captura da tela seja feita com sucesso.

Snapshot é outro termo utilizado para se referir ao “registro instantâneo” de uma imagem ou informação que está presente na tela de um computador, por exemplo.

Ver também o significado de snapshot.

Screenshot no Windows

Por norma, os computadores com sistema operacional Windows respondem a uma tecla específica no teclado para fazer um screenshot: "PrtScn SysRq".

Ao pressionar esta tecla, a imagem que está presente na tela naquele instante é copiada para a área de transferência do computador.

Screenshot no Mac

Para fazer um screenshot em um Mac, normalmente o comando utilizado consiste em pressionar, simultaneamente, as seguintes teclas: Command, Shift e 3.

Neste caso, o screenshot é salvo automaticamente como um arquivo na área de trabalho do computador.

Screenshot no iOS

Para fazer um screenshot em iPhones, iPads, iPods e demais dispositivos que funcionem com o sistema operacional iOS, os botões de início (que fica na parte inferior central do aparelho) e o de bloqueio (localizado no canto direito superior do telefone, em alguns modelos) devem ser pressionados ao mesmo tempo.

A imagem feita estará disponível no aplicativo “Fotos”.

Screenshot no Android

Os screenshots estão disponíveis para dispositivos que funcionem com Android 4.0 ou superior.

Para ativar esta função, os botões “volume menos” e “ligar / desligar” devem ser pressionados simultaneamente por 1 ou 2 segundos.

O screenshot ficará automaticamente disponível na galeria de fotos do aparelho.

Data de atualização: 06/10/2015.