Significado de Sede

O que é Sede:

Sede é a sensação provocada pela desidratação do corpo, fazendo ficar com vontade de beber líquidos, principalmente água.

Todos os seres vivos precisam de água para viver. Quando determinado organismo fica muito tempo sem ser hidratado, no caso dos seres humanos, por exemplo, os lábios e garganta ficam com uma sensação de secura desagradável.

No sentido figurado, o termo sede está relacionado com um estado de “vontade vivaz de conseguir algo”.

Quando se diz que uma pessoa está com “sede ao pote”, significa que está demasiada agoniada ou ansiosa por fazer determinada coisa.

Exemplo: “Não vá com muita sede ao pote ou acaba se decepcionando”.

Na língua portuguesa, a palavra sede é classificada como homonímia homógrafa, pois existem dois termos com a mesma grafia, mas com pronúncia e significado diferentes.

Saiba mais sobre o significado de Homonímia.

Uma sede também pode ser um local onde determinada empresa, organização e governo está organizada, ou seja, onde funciona o centro geral de operações administrativas de um setor, por exemplo.

Sede ou cede

Ambos os termos são classificados como homónimos homófonos ou parônimos, pois apresentam a mesma pronúncia, mas grafia e significados diferentes.

O substantivo sede é utilizado em referência tanto ao local onde determinada empresa ou governo está fixado. Exemplo: “A sede do clube foi destruída”.

Enquanto a palavra cede provêm do verbo ceder, relativo ao ato de dar algo a outra pessoa, com a intenção de beneficiá-la. Exemplo: “Ele cedeu a casa para os jovens”.

Data de atualização: 28/11/2015.