Significado de Segurança industrial

O que é Segurança industrial:

Segurança industrial ou segurança no trabalho é o conjunto de medidas de segurança e prevenção de acidentes usadas no contexto da indústria para a proteção da saúde dos trabalhadores.

Atualmente, existem várias leis que indicam a obrigatoriedade de normas de segurança no trabalho, de forma a diminuir a ocorrência de acidentes de trabalho.

Uma área crucial na segurança industrial é a formação e treinamento dos trabalhadores, para que estes saibam como agir em caso de acidentes ou catástrofes.

O conceito de higiene também está intimamente ligado com o de segurança industrial, porque expressa comportamentos que podem proteger o bem-estar e a saúde dos funcionários. No caso de indústrias em que os trabalhadores estão em contato com materiais ou substâncias tóxicas, é importante ter medidas de higiene para a proteção dos trabalhadores e também para evitar a contaminação ambiental.

Os sistemas de segurança industrial são compostos por alguns equipamentos específicos, sendo que alguns servem para fazer sinalização, para identificar comportamentos proibidos ou obrigatórios, com informação sobre alguma área interdita ou potencialmente perigosa (por exemplo: fitas para isolamento). Existem também equipamentos de proteção e prevenção que devem ser usados pelos trabalhadores, como capacetes, óculos de proteção, luvas, máscaras ou respiradores faciais, aventais, cinturões, etc. Além disso, existem alguns equipamentos que são obrigatórios mas que só devem ser usados em caso de acidentes, como extintores, na eventualidade de um incêndio.

No âmbito da produção industrial, mesmo que o nível de segurança seja muito alto, é impossível reduzir totalmente a possibilidade de ocorrer um acidente. Apesar disso, a segurança industrial reduz a probabilidade de acontecerem acidentes de trabalho, e prepara os funcionários para agirem adequadamente quando eles ocorrem.

Data de atualização: 11/02/2014.