Significado da expressão Sem graça

O que significa a expressão Sem graça:

A expressão sem graça se refere àquilo que não agrada, não é engraçado e nem chama a atenção.

Também corresponde àquilo que não desagrada, não gera desgosto. Está mais próximo do indiferente, daquilo que não gera reação.

Pode-se dizer de coisas ou pessoas: "era um vestido muito sem graça", ou seja, o vestido não apresentava nada de notório, de belo ou interessante. E também "ele era um rapaz sem graça", que quer dizer alguém apático, que não chama a atenção nem para o bem nem para o mal.

Quando alguém diz que "esta piada é sem graça", ou "essa história é sem graça" pode ser entendido enquanto aquilo que não faz rir, que não tem humor. Mas ainda pode se referir àquilo que é politicamente incorreto como uma piada racista. Ao que uma pessoa pode proferir algo deste tipo e a outra responde "isto não teve graça", em um tom mais sério. Usado quando a brincadeira passa dos limites do bom senso.

Também se diz que são "sem graça" as coisas moderadas demais.

"Deixar sem graça" pode ser entendido como constranger a outra pessoa, sendo com um elogio ou até mesmo com uma crítica. Quando uma garota fica sem graça, quer dizer que ela está tímida ou constrangida com alguma coisa. Como por exemplo: "ele disse que gostava dela, e ela ficou sem graça na hora",

Veja também: Graça

Atualizado em