Significado de Senso estético

O que é Senso estético:

Senso estético é a capacidade de julgar, raciocinar, apreciar e decidir o que é belo e agradável aos sentidos humanos.

O senso estético está intrinsecamente relacionado com as áreas artísticas, como as artes plásticas, o cinema, o teatro, a moda, o design e outras formas que lidam com o visual ou a aparência de algo.

No entanto, a definição do senso estético não se limita apenas ao que afeta o visual, mas também aos outros quatro sentidos: audição, tato, paladar e olfato – contanto que estes elementos estejam em sintonia com o que é convencionalmente considerado belo.

Descubra também o significado de Arte e Artes Plásticas.

Na vida cotidiana, o desenvolvimento do senso estético está relacionado com o gosto pessoal de cada indivíduo.

Por exemplo, quando alguém decide qual roupa vestir, as flores para pôr no vaso ou uma nova cor para pintar a casa, está utilizando o senso estético com base no histórico de referências que tem como belo para si.

Normalmente, o senso estético é apurado por profissionais que se dedicam a estudar as diversas vertentes da beleza estética, levando em consideração diferentes aspectos culturais e sociais.

De acordo com alguns estudiosos da sociologia, o senso estético pode ser considerado um “divisor de águas” entre as classes que formam um espaço social.

Ver também o significado de Senso.

O significado de Senso estético está na categoria: Geral