Significado de Senso moral

O que é Senso moral:

Senso moral é o que caracteriza o sentimento que condiz com a moralidade, de acordo com os valores morais (o bem e o mal, o certo e o errado, etc) presentes em uma determinada sociedade.

Do ponto de vista filosófico, as emoções são consequências desencadeadas a partir de ações ou percepções interpretadas através do conceito do certo e errado, do bem e do mal, da felicidade e do sofrimento e etc.

Por exemplo, a sensação de revolta, indignação e raiva ao ver uma senhora idosa ser desrespeitada, o marido batendo na esposa ou a tristeza de ver uma criança abandonada na rua, são sentimentos que se manifestam tendo como base valores morais que são vigentes naquela sociedade, e que determinam o que é certo e o que é errado.

Em muitos casos, estes valores morais estão atrelados às leis civis, porém não é uma regra. A moral é formada por normas adquiridas através da cultura, tradição, acordos e cotidiano do comportamento do ser humano em uma sociedade específica.

Ou seja, os valores morais vigentes no ocidente podem não ser os mesmos no oriente, existindo grandes diferenças entre os atos que são tidos como morais e imorais entre as sociedades que pertencem a cada região.

Saiba mais sobre o significado de Moral.             

Senso moral e Consciência moral

A principal diferença entre o senso moral e a consciência moral está na dúvida.

Enquanto o senso moral é o sentimento e a ação imediata em resposta as emoções desencadeadas pelos valores morais, a consciência moral está relacionada com a ponderação sobre quais decisões a pessoa deve tomar, em relação ao comportamento de si próprio e de outras pessoas.

A consciência moral exige que o indivíduo seja o responsável pelos seus atos, assumindo totalmente as consequências de suas atitudes.

Por exemplo, quando alguém acha uma carteira com dinheiro na rua e devolve para o seu legítimo dono, esta pessoa utilizou de sua consciência moral para fazer aquilo que considera estar de acordo com os seus valores morais, assumindo as consequências que o seu ato traria (ou seja, preferiu fazer o que considerava moralmente certo, ao invés de obter dinheiro extra de modo fácil).

Saiba mais também sobre o significado de Senso.

Senso moral e ética

A noção da ética e o senso moral estão relacionadas, no entanto, enquanto a primeira busca uma reflexão mais ampla sobre o que seriam os valores morais que norteiam os seres humanos; o senso moral tem como base os costumes, tabus e tradições peculiares que permeiam cada sociedade.

Descubra mais sobre o significado da Ética.

O significado de Senso moral está nas categorias: Geral, Filosofia