Significado de Seppuku

O que é Seppuku:

Seppuku é o nome de um tradicional ritual japonês de suicídio, praticado principalmente pelos guerreiros e samurais.

O seppuku faz parte do código de honra dos samurais japoneses, chamado de Bushido. Consistia na única alternativa para manter a honra do samurai, caso este fosse capturado por inimigos ou como sinal de extrema lealdade ao seu mestre.

Os samurais eram conhecidos por terem apenas um único mestre durante toda a vida. Caso este morresse, os guerreiros verdadeiramente leais deveriam cometer o seppuku.

Se o samurai não realizasse o seppuku, passava a ser um Ronin, uma espécie de “guerreiro sem mestre”, tido como um dos títulos mais desonrosos para uma pessoa.

Na língua japonesa, seppuku significa literalmente “corte no ventre” ou “corte estomacal”, uma referência direta de como este tipo de suicídio era executado.

Originalmente, o seppuku surgiu no Japão em meados do século XII, como uma demonstração da lealdade dos guerreiros aos seus senhores feudais.

Ao longo de séculos, precisamente até 1868, o seppuku permaneceu como uma prática oficial entre os guerreiros japoneses.

A cerimônia do seppuku exigia uma série de etapas e preparações específicas, que deveriam ser previamente seguidas pelo samurai.

Após a purificação do corpo e de escrever um último poema, por exemplo, o samurai devia perfurar o abdômen com uma pequena espada (wakizashi), cortando a barriga da esquerda para a direita. Quando o corte atingia o centro do copo, o guerreiro fazia um golpe brusco para cima.

Com este ato, os samurais acreditavam que estavam cortando o centro de suas almas, lugar onde concentravam-se as emoções e o espírito das pessoas.

A evisceração (arrancar as vísceras do corpo pelo abdômen) é uma forma de execução bastante dolorosa e o samurai podia passar horas em agonia antes de morrer.

Por este motivo, a figura do kaishakunin (conhecido como o “algoz” ou “o segundo”) era essencial, pois era o responsável por acabar com o sofrimento do suicida com um golpe fatal no pescoço.

Supostamente, o primeiro seppuku foi feito pelo lendário guerreiro Minamoto Tametomo, em 1170. Este samurai do clã Minamoto teria se atirado contra a própria espada após perder uma batalha contra o clã Taira.

Seppuku e Harakiri

A principal diferença é o contexto em que cada expressão é utilizada: seppuku é o modo formal e honroso de mencionar este tipo de suicídio, enquanto harakiri (ou haraquíri) é o termo utilizado popularmente.

Os ocidentais também costumam se referir ao ritual suicida japonês como haraquíri, ao contrário dos orientais que costumam usar, neste contexto, a palavra seppuku.

Ver também o significado de Honra.

Data de atualização: 05/03/2016.