Significado de Sequência didática

O que é Sequência didática:

Sequência didática é um termo utilizado na área educacional que caracteriza o conjunto de atividades planejadas e interligadas para o ensino de um conteúdo.

Ela pode ser elaborada em etapas, organizadas de acordo com o objetivo que o professor pretende alcançar durante o ano letivo escolar para a aprendizagem dos seus alunos e tornar mais eficiente este processo.

É um sistema que pode ser utilizado em todas as disciplinas, já que auxilia o professor a organizar o trabalho em sala de aula de forma gradual, partindo de habilidades que os alunos já dominam para alcançar os níveis que eles ainda precisam dominar.

Para compreender o valor pedagógico e as razões que justificam a elaboração de uma sequência didática, é fundamental identificar a fase e as atividades que vão ajudar tanto o professor quanto os alunos a atingirem seus objetivos.

Etapas da sequência didática

No âmbito de obter sucesso, uma sequência didática bem aplicada precisa seguir algumas etapas para seu funcionamento. São eles:

Apresentação do projeto

É o momento em que o professor apresenta aos alunos a tarefa e os estudos que irão realizar durante o ano letivo.

Produção inicial

Nesta etapa, os alunos, já informados sobre o projeto, irão expor o que sabem e pensam sobre o assunto, por meio de produção de texto, conversas, etc. A produção inicial trata-se de uma avaliação prévia e é através dela que o professor conhece as dificuldades dos alunos e obtém meios de estabelecer quais atividades deverão ser empregadas na sequência didática.

Os módulos

Esta etapa trata das atividades (exercícios e pesquisas) planejadas metodicamente, com a finalidade de desenvolver as capacidades do aluno. Os módulos devem ser direcionados às dificuldades encontradas na produção inicial dos alunos e visando a superação dessas dificuldades, devem propor atividades diversificadas e adaptadas às particularidades da turma.

Produção final

Nesta fase, é proposta uma avaliação do que os alunos conseguiram aprender no decorrer da sequência didática (comparação entre produção inicial e produção final).

Veja também o significado de didática e de pedagogia.

Data de atualização: 10/10/2017.