Significado de Serasa

O que é Serasa:

Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos) é uma empresa privada brasileira de caráter público, responsável por reunir informações, fazer análises e pesquisas sobre as pessoas físicas e jurídicas que estão com dívidas financeiras.

A Serasa Experian foi criada por bancos e instituições financeiras, com o objetivo de centralizar informações sobre os devedores do país, permitindo que bancos e lojas que vendem a crédito possam ter maiores garantias sobre a idoneidade dos clientes.

Qual a função da Serasa?

Embora não tenha surgido com este objetivo, hoje em dia a principal função da Serasa é gerenciar um gigantesco banco de dados, onde constam os nomes das pessoas e empresas que possuem alguma inadimplência financeira.

A Serasa não faz a negativação dos nomes dos consumidores, a empresa coleta os dados e mantém em seus cadastros os registros sobre dívidas não pagas, cheques sem fundos e outros tipos de débitos não saldados.

Os bancos e lojas pagam um valor mensal para terem acesso ao banco de dados da Serasa, verificando assim se o cliente que deseja crédito em determinado estabelecimento, por exemplo, não possui dívidas em outros locais.

Caso o consumidor esteja incluído no banco de dados, provavelmente ele não conseguirá a aprovação de um novo crédito. A aprovação do novo crédito ocorrerá apenas após o pagamento da dívida atrasada, quando o seu nome for excluído da lista da Serasa.

Uma das formas de acompanhar o perfil do consumidor é através do score, um índice criado pela Serasa, que mede o comportamento financeiro dos consumidores. O indicador é medido de 0 a 1000 e corresponde à probabilidade de um consumidor pagar suas contas em dia.

O índice leva em conta o histórico de pagamentos e não pagamentos dos consumidores e está disponível para consulta pela internet tanto para os consumidores como para os bancos e empresas.

A atuação da Serasa está prevista e reconhecida no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990).

Outras funções da Serasa

O cadastro de inadimplentes é o serviço mais conhecido da empresa. Entretanto, a Serasa também atua em outras áreas como certificação digital, soluções para evitar fraudes, cadastro positivo e serviço Limpa Nome.

O certificado digital pode ser utilizado pelas empresas e pelos consumidores para a emissão de notas fiscais por via eletrônica, funcionando com uma garantia da veracidade da assinatura eletrônica.

A certificação digital diminui a burocracia nas negociações, pois com ela não é necessário fazer o procedimento de reconhecimento de firma através de cartórios.

O serviço Antifraude oferece aos consumidores a possibilidade de acompanhamento do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do consumidor. Com isso, é possível saber se o CPF foi utilizado em alguma fraude ou se foi consultado por alguma empresa.

O cadastro positivo é um banco de dados que registra a vida financeira dos consumidores, com as informações mensais sobre as compras e pagamentos realizados. Tanto as contas mensais como as contas eventuais ficam registradas no cadastro, que é popularmente conhecido como "cadastro de bons pagadores".

Através do serviço também é possível receber um aviso quando o CPF do consumidor for inserido no cadastro de devedores.

Leia mais sobre o Cadastro positivo.

Já o serviço Limpa Nome permite que uma pessoa possa consultar pela internet se possui uma pendência financeira com alguma empresa, servindo como elo entre o consumidor e o estabelecimento. Através da plataforma Limpa Nome é possível fazer uma negociação para quitar o pagamento em aberto

Veja também o significado de Inadimplência.

SPC e Serasa

Assim como a Serasa, o SPC (Serviço Nacional de Proteção ao Crédito) também mantém um banco de dados com as informações de todos os devedores em território nacional. O SPC também está regulamentado no Código de Defesa do Consumidor.

No entanto, enquanto a Serasa se concentra em dívidas bancárias, o SPC armazena em seu banco de dados os devedores do comércio. Aliás, o SPC, ao contrário da Serasa, é um órgão que pertence à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Data de atualização: 08/02/2019.