Significado de Serviço social

O que é o Serviço social:

Serviço social é uma profissão de caráter interventivo, que se baseia em instrumentos e métodos multidisciplinares das ciências sociais para analisar e propor adequações nas diversas questões sociais das comunidades.

Ela promove o desenvolvimento, a mudança e a coesão social dentro do conjunto de desigualdades que se formam na sociedade, através de intervenções em pontos-chave para que estas situações possam se modificadas.

Estas intervenções são baseadas sobretudo em métodos analíticos das ciências sociais e humanas. Além disso, também se baseiam nos princípios de justiça social, nos direitos humanos, na assistência social, na responsabilidade coletiva e no respeito pela diversidade humana.

A profissão do serviço social então busca relacionar as pessoas com as estruturas sociais para responder aos desafios da vida e à melhoria do bem-estar social.

O profissional que atua nesta área é chamado de assistente social. Ele é responsável por realizar o planejamento e execução de políticas públicas e programas sociais que promovam o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade.

Ele também pode atuar em questões voltadas para a exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações que melhore as condições de vida dos que passam por estas condições.

Veja também o significado de Vulnerabilidade social.

O assistente social age de forma direta em vários campos e instituições da sociedade, podendo desenvolver atividades nos domínios privados, governamentais e não governamentais, em áreas como:

  • Educação;
  • Saúde;
  • Gênero;
  • Família;
  • Trabalho;
  • Habitação;
  • Assistência;
  • Lazer;
  • Reabilitação;
  • Sistemas penitenciários;
  • Previdência social

Para exercer a profissão, é necessário cursar a graduação em Serviço Social em faculdade reconhecida pelo MEC e obter o registro no Conselho Regional de Serviço Social.

Veja mais sobre o significado de Ciências Sociais e Ciências Humanas.

Curso de Serviço Social

O curso de graduação em serviço social tem a duração de quatro anos e forma profissionais capazes de planejar e executar ações e programas que visem o bem-estar coletivo.

O conteúdo é pensado para que o aluno possa compreender e analisar a realidade social dentro de uma perspectiva histórica, crítica e propositiva. Por este motivo, desde o início o aluno realiza trabalhos de campo em comunidades e outros espaços institucionais e sociais.

Também são vistas disciplinas relacionadas com as áreas de sociologia, teoria política, filosofa e economia. O estágio é obrigatório, assim como a realização de um trabalho de conclusão de curso.

Símbolo de Serviço Social

O curso de serviço social é representado pela imagem de uma balança com uma tocha, conforme a figura abaixo:

serviço social

O fogo representa o conhecimento e a balança representa o equilíbrio social. De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social, este símbolo exprime o caráter da justiça social; mais moral que jurídica, à punição do que errou, preferindo a redenção. Simboliza ainda que pelo amor e pela verdade tudo pode ser removido.

Data de atualização: 30/10/2017.